NOSSA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL DO CREA RJ

 

Inicialmente o sentimento é de agradecimento a todos os que trabalharam, contribuíram de todas as formas e votaram na proposta de um CREA RJ atuante, a serviço da sociedade e com profunda preocupação com a valorização da Engenharia Nacional na defesa do Emprego e contra a invasão estrangeira no mercado de trabalho que assola nosso país. Um CREA RJ ativo que, além de sua atuação precípua de fiscalização e tribunal ético esteja ao lado da população na luta por uma vida melhor para todos.

A segunda revolução ( a primeira foi realizada em nosso mandato de 1997 a 2002 quando, entre outras inúmeras ações, adquirimos o prédio sede da Buenos Aires, implantamos a primeira ouvidoria de creas de todo país, contratamos por concurso 40 fiscais, criamos o Centro Cultural, elevamos de 8 para 31 o número de inspetorias e realizamos eleições diretas para inspetores) que propusemos e pretendemos para o CREA RJ é a da eficiência no atendimento, fiscalização da qualidade (com profunda atenção e apoio à atuação dos fiscais) dos produtos e serviços gerados pelos profissionais jurisdicionados, da democratização profunda com a real descentralização, maior participação de entidades representativas dos profissionais e inserção delas na realidade do CREA RJ, apoio a criação de novas entidades e seu registro, de forma a ampliar e diversificar a representação no plenário bem como incrementar nossa rede de entidades, de trabalho conjunto e de democracia. A eleição direta de Inspetores é, neste sentido, uma necessidade vital e inadiável.

A descentralização exige ainda o aumento da área da Sede da Buenos Aires, nº 40 e também maior presença em todo o RJ, com o aumento do número de inspetorias tanto no Rio de Janeiro/ Grande Rio como em todo estado.

O CREA RJ está carente de NOVAS IDEIAS, de novas formas de ação, de ESCRITÓRIOS DE ATENDIMENTO ITINERANTES, de voltar a ATUAR em conjunto com o Movimento Social em defesa da população e de estar presente nas grandes discussões de Temas Nacionais, como a questão do CÓDIGO FLORESTAL, GRANDES BARRAGENS, NOVAS FORMAS DE ENERGIA , PETROBRÁS, PRÉ SAL e etc.

Nossa Campanha a presidência do CREA RJ foi submetida a inúmeras dificuldades:

1. Não foi divulgada para o conjunto dos profissionais como as outras,  por não ter aparecido na Revista do CREA, em número específico sobre o processo eleitoral. 

2. A mala de  e-mails do CREA RJ não foi fornecida, porém as  campanhas de alguns candidatos seguramente a obteve e utilizou. A CER RJ – Comissão Eleitoral RJ não cumpriu a promessa de enviar as propostas dos candidatos para a mala de e-mails do CREA RJ (o que reduziria um pouco o prejuízo de não termos aparecido na Revista do CREA RJ).

3. A manobra política de impugnação de nossa candidatura por 20 dias, exatamente no momento de ápice da Campanha Eleitoral o que acarretou entre outras questões, profundas dificuldades financeiras e problemas para a ampliação da ação no interior, como também em empresas e nas universidades.

4. Forte presença de poder econômico e político demonstrado pelo envio por candidatos de cartas e jornais a todo cadastro do CREA RJ, bem como  de pagamento de propaganda em jornais de grande circulação, alem de envio de “torpedos” e de ligações de “call centers”. Por outro lado observaram-se decisões duvidosas e sem respaldo de entidade que recebe dinheiro público, de apoiar uma determinada candidatura.

Temos o dever cívico de continuar em nossas trincheiras atuais (AFEA – Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos, FAEARJ – Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos, MCPA BRASIL – Movimento de Cidadania pelas Águas Brasil e inúmeras outras entidades da engenharia em que temos atuado),  contribuindo com trabalho e crítica para a melhoria do Sistema CONFEA CREAS.

Sendo assim,  convidamos a todos que acreditam que a ciência e tecnologia podem contribuir na construção de um mundo melhor, a estarem conosco nesta caminhada.

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2011.

José Chacon de Assis

 

Clique para visualizar o jornal da campanha

 

.

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode